segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Intervalo Parte 1 - A Perfidia de Roberta



Intervalo
Comédia para seis atores
Por Dagomir Marquezi



1º Lugar no Prêmio Funarte de Dramaturgia 2004
(Teatro Adulto – Região Sudeste)



PERSONAGENS:
Leonardo – noivo de Mariana
Mariana – filha de Florinda
Roberta – irmã de Mariana
Florinda – mãe de Mariana e Roberta
Bob – colega de Leonardo
Michel – esposo de Florinda, pai de Mariana e Roberta

(Tudo escuro. Entra tema instrumental da novela “Vidas Sem Rumo” junto com a voz OFF do LOCUTOR)

LOCUTOR
Voltamos a apresentar “Vidas Sem Rumo”. Um oferecimento de Bierskull, a cerveja de quem sabe viver. Salsichas Saúde. Falou salsicha? Falou Saúde. E refrigeradores FreezePlus. O seu jeito de refrescar.

(As luzes se acendem na SALA DE MARIANA, um dos cenários da novela. Estão em cena a heroína MARIANA e sua irmã, ROBERTA. Mariana vestida discretamente. Roberta quer parecer mais sexy, mas a diferença de estilo entre as duas ainda não é tão evidente).

ROBERTA
Não pode ser, Mariana! Você está me dizendo que Bob e Natasha marcaram casamento com apenas um mês de namoro?! Mas isso é... loucura!

MARIANA
Exatamente, Roberta. Leonardo é amigo de Bob. Meu noivo vai tentar dar uns conselhos ao rapaz. Casar com um mês de namoro é precipitação demais. Nenhum casal pode ter certeza dos seus sentimentos em tão pouco tempo.

ROBERTA
Um mês. Isso não te parece suspeito, maninha? Será que Bob... vai ser papai? Os pais de Natasha pertencem a uma família bem tradicional. Tenho certeza que eles forçariam esse casamento se soubessem que a filha estava grávida.

MARIANA
Pode ser uma maneira de consertar um acidente, Roberta. Mas pode ser simplesmente uma paixão avassaladora. Eu acredito em amor à primeira vista. Foi por amor à primeira vista que eu me apaixonei por Leonardo.

ROBERTA
Mariana, você já me disse isso umas doze mil vezes. Só hoje. Você pode acreditar no que quiser, maninha. Mas o fato é que o casamento do Bob e Natasha está saindo em um mês. O seu está sendo adiado há quatro anos.

MARIANA
O que prova de que meu amor por Leonardo é sólido e responsável.

ROBERTA
Ou prova de que o noivinho Leonardo anda com sérias dúvidas ...

MARIANA
Não seja invejosa, minha irmã. Tente aceitar a sua vida como ela é, e não queira destruir a dos outros. Não tenho culpa se você não consegue atrair um amor sincero, mas apenas casos passageiros. Agora se você me dá licença, estou atrasada. Hoje tenho plantão no Orfanato Excluídos de Jesus. Se Leonardo aparecer, diz que estou livre para nosso jantarzinho íntimo de hoje.

ROBERTA
Pode deixar, maninha. Eu digo a ele sim... 

(Sorridente, Mariana sai. Roberta faz cara de má).

ROBERTA
Mas não vai ser exatamente este o recado que eu vou passar ao seu querido noivinho, maninha...

(A seguir: Bob confessa seu verdadeiro amor)

A palavra do autor: 
Eu decidi começar Intervalo de um lugar qualquer. Digamos que o terceiro bloco do capítulo 127 da novela Vidas Sem Rumo. É a sensação que temos ao pegar uma novela no meio do caminho: vemos personagens que não conhecemos falando de assuntos sobre os quais estamos por fora. Mas as novelas são construídas sobre clichês sólidos. Logo podemos identificar e nos envolver com os conflitos dos personagens, sejam quais forem. Comecei com as irmãs Mariana (a boa) e Roberta (a má). Elas falam sobre o próximo casamento de Bob (um personagem secundário, o "comic relief" da novela). Mas essa conversa é pretexto para Roberta soltar seu veneno: ela insinua que Leonardo, o noivo de Mariana, está adiando o casamento por estar em dúvidas sobre seus sentimentos. A última frase "promove" Roberta de simples irmã invejosa a principal vilã da novela. 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Produção 4 - Gianne, a perfeita Mariana

Gianne Albertoni

Em 2009 eu escrevi a adaptação da peça Carro de Paulista para telefilme na TV Cultura. No elenco do filme estava Gianne Albertoni. O diretor Ricardo Pinto e Silva ofereceu para ela uma cópia de Intervalo. Gianne topou na hora. Era um casting perfeito para Mariana.

A produção executiva da peça ficou com Sergio Gorbetti e Tárik Puggina.  Eu corrigi alguns problemas do texto original. Foi um novo impulso para a montagem de Intervalo, que continua em busca de recursos e patrocínio. 

Enquanto não chega aos palcos, outros planos estão sendo concretizados. Entre eles, a publicação do texto premiado pela Funarte em capítulos, aqui neste blog.

Para assistir o trailer de Carro de Paulista, clique aqui.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Produção 3 - Intervalo no palco por uma noite


Em 2007 Intervalo foi selecionado para uma leitura pública no projeto Letras em Cena. Este é um programa cultural produzido por Marina Mesquita e Clovys Torres que acontece todas as segundas feiras no auditório do MASP, em São Paulo.

Graças ao diretor Ricardo Pinto e Silva, a leitura contou com um excelente elenco: Otavio Martins (Leonardo), Kiara Sasso (Mariana), Eugenia Di Domenico (Florinda), Maira Chasseroux (Roberta), Isser Korik (Bob) e Roney Facchini (Michel). Rogério Naccache produziu a trilha sonora. O talento dos atores fez com que o público se esquecesse que aquela era apenas uma leitura, sem nenhum ensaio prévio. 


Este é um clipe da leitura realizada em 20 de agosto de 2007: