segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Intervalo Parte 3 - o Mal de Knoplish


Resumo: Bob confessa ao amigo Leonardo que está apaixonado pela sua futura cunhada Roberta. E contesta o amor de Leonardo por Mariana, já que ele nunca sai do escritório. Leonardo diz que nunca vai se separar de Mariana. 


(Luz se acende na SALA de MARIANA. Lá está Mariana servindo um chá para sua mãe FLORINDA).

MARIANA
Amei que a senhora veio me visitar, mamãe! Eu preciso tanto de seus conselhos...

FLORINDA
E então, Mariana? Como estão as coisas entre você e Leonardo?

MARIANA
Estão bem. Muito bem. Por que a senhora me pergunta?

FLORINDA
Eu tenho que perguntar a você pois nunca vejo Leonardo em casa!

MARIANA
Leonardo está trabalhando como nunca trabalhou antes, mamãe. A senhora o conhece, ele é um romântico à moda antiga. Faz questão de um bom casamento e está lutando por um aumento de salário. Queremos ter nossa casinha própria o mais breve possível. Ele pretende ter um filho o quanto antes! Mamãe, seu chá está esfriando.

FLORINDA
Não sei não, Mariana. Às vezes o homem trabalha demais justamente para se afastar dos seus problemas.

MARIANA
Eu não sou um problema para Leonardo. Nunca duvide do amor de seu futuro genro por mim, mamãe! E por favor, tome seu chá antes que fique gelado.

(Florinda olha aflita para a filha. Apanha a xícara e a levanta lentamente. Tenta dar um gole, mas sua mão começa a tremer sem parar. Seu tremor fica exagerado, e ela balança tanto os braços que parece que vai sair voando. A xícara voa e se espatifa na parede).

MARIANA
Mamãe!

FLORINDA
(Chorando dramaticamente)
Desculpe, filha! Eu não quis quebrar sua xícara!
        (Falando com o céu)
A que ponto chegaste, Florinda! A que ponto chegaste!

MARIANA
Esse tremor! O que está acontecendo?

FLORINDA
Eu estive no doutor Spinelli ontem. Ele me passou o diagnóstico dos últimos exames.

MARIANA
E o que a senhora tem, mamãe?! Conta logo, por favor!

FLORINDA
Você já ouviu falar do... Mal de Knoplich?

MARIANA
Nãããooo!! A senhora tem o mal de Knoplich?!

FLORINDA
Sim, filhinha. Eu fui infectada com o temível mal de Knoplich. Não tenho muito tempo de vida...

MARIANA
Não pode ser, mamãe.

(Elas se abraçam chorando, entra tema da novela).
LOCUTOR
Estamos apresentando Vidas Sem Rumo. Um oferecimento de Bierskull, a cerveja de quem sabe viver. Salsichas Saúde. Falou salsicha? Falou Saúde. E refrigeradores FreezePlus. O seu jeito de refrescar.

(Acaba o tema, as luzes na SALA diminuem, e Mariana e Florinda ficam na penumbra, imóveis, completamente impassíveis, como se nada tivesse acontecido. De vez em quando uma delas olha o relógio. 20 segundos se arrastam, nada acontece. É a zona de tempo conhecida como “intervalo”, quando os personagens interrompem suas vidas em momentos dramáticos e esperam catatônicos o fim dos comerciais para retomar suas vidas). 


A palavra do autor: não existe um "mal de Knoplish". É apenas uma doença fictícia inventada para essa peça aproveitando o nome de um médico ortopedista. Doenças incuráveis são típicas de novelões melodramáticos. A frase "a que ponto chegaste" era uma espécie de bordão (sério) de minha saudosa avó Consuelo. No final desse episódio,  é revelado o mecanismo mais fundamental da peça: o que acontece com os personagens durante o intervalo da novela? É importante para o espectador entender de cara essa imagem de "limbo" para que ele compreenda o resto da peça.