domingo, 4 de agosto de 2013

Intervalo Parte 14 - Os Desejos mais Selvagens


Resumo - Mariana sente que está isolada, sendo tratada como louca. O estado de saúde de dona Florinda piora. 

(Luzes se apagam na SALA DE MARIANA. Luzes se acendem no ESCRITÓRIO. Leonardo telefona com ânimo renovado. Ao seu lado estão 3 envelopes amarelos fechados, cada um contendo um relatório).

LEONARDO
Alô? Doutor Teixeira? Sim, senhor, eu finalizei e imprimi o relatório que o senhor pediu. Não, doutor Teixeira, apenas um... Sim, eu o coloquei num envelope fechado Envelope amarelo, sim senhor. Vou deixá-los na sua sala e depois volto para casa. Pode me demitir se quiser, mas não escrevo um único relatório a mais. Até já, doutor Teixeira!
(Desliga)
Preciso sair daqui. Eu preciso entregar esse relatório antes que mais alguém entre aqui e tudo se complique de vez!

(Leonardo pega seu paletó, sua pasta, o envelope amarelo e vai decidido para a porta. Quando a abre surge Roberta, um pouco mais vulgar e provocante).

ROBERTA
Onde você pensa que vai, cunhadinho? Temos que ter uma longa conversa...

(Roberta se senta na mesa e cruza languidamente as pernas. Entra tema de novela).

LOCUTOR
Estamos apresentando Vidas Sem Rumo. Um oferecimento de Bierskull, a cerveja de quem sabe viver. Salsichas Saúde. Falou salsicha? Falou Saúde. E refrigeradores FreezePlus. O seu jeito de refrescar.

(Roberta e Leonardo esperam pacientes e quietos na penumbra até que volte o tema).

LOCUTOR
Voltamos a apresentar Vidas Sem Rumo. Um oferecimento de Bierskull, a cerveja de quem sabe viver. Salsichas Saúde. Falou salsicha? Falou Saúde. E refrigeradores FreezePlus. O seu jeito de refrescar.

(Luzes no ESCRITÓRIO. Leonardo e Roberta voltam à ação).

ROBERTA
É isso aí, cunhadinho. Se Mustafá não vai à montanha...

LEONARDO
Maomé.

ROBERTA
Que seja. Isso aqui está bagunçado, hein? Se você quiser eu posso me vestir de criadinha e faxinar esse escritório de salto-alto e cinta-liga

LEONARDO
Como está Mariana?

ROBERTA
Lelé da cuca. Pirou de vez.

LEONARDO
Você odeia sua irmã, não é, Roberta?

ROBERTA
Só quando ela atrapalha meus planos...

LEONARDO
E quais são seus planos desta vez?

ROBERTA
(Conta nos dedos cinicamente)
Um: nossa mãe Florinda Treme-Treme morre. Dois: Mariana é internada como doente mental. Três: eu fico com toda a herança da velha. E ainda pego você para satisfazer meus desejos mais selvagens. Não é um bom plano a longo prazo para uma vilã irresistível como eu?

LEONARDO
Esta novela está ficando muito esquisita... Mas você continua a mesma calhorda de sempre.

ROBERTA
Basicamente a mesma... Só um pouco mais gostosa e sem vergonha. E agora com um piercing....

LEONARDO
(Disfarça o interesse)
Piercing?! Onde?

ROBERTA
Vem descobrir, vem...

A palavra do autor: nessa cena, Roberta abre o jogo para Leonardo e o convida a participar de seu plano. Essa é uma característica típica de novelas: os vilões abrem o jogo sobre suas intenções de um jeito meio explícito. E Leonardo que tem Mariana, uma quase freira como noiva, fica cada vez mais tentado pela cunhada. A peça, como uma novela, vai acumulando tensões com cenas repetitivas que avançam um pouco por vez na trama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário